Destaques

Voltar

Programa para Integração de PARES

23/11/2023

No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023), o ISS, IP aprovou a abertura do Programa de Intervenção de Pares (PIP), tendo em consideração as equipas técnicas de suporte e acompanhamento a utentes em resposta habitacional, designadamente Housing First e Apartamento Partilhado. O objetivo é reforçar lógicas de proximidade na intervenção com pessoas em situação de sem-abrigo, através da integração nas equipas de elementos que experienciaram, eles próprios, a condição de vida em situação de sem-abrigo.

Acresce que o Programa de Integração de Pares tem o potencial de promover a inserção socio profissional de pessoas que, tendo vivido a condição de sem abrigo a ultrapassaram, através da sua contratação para funções de ajudante de ação direta, no âmbito das equipas técnicas das respostas de suporte habitacional Housing First e Apartamentos Partilhados.

O PIP preconiza uma majoração de 25% do financiamento previsto em Protocolo, com um teto máximo de 13.000€ anuais por par contratado.

Consulte o documento para mais informações sobre o  “Programa para a Integração de Pares”.

Fonte: ISS, IP