Notícias

Voltar

O investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento

Imagem do Destaque

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve em Leiria, Coimbra e Porto para a assinatura de 94 contratos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - 3.ª Geração (PARES 3.0). Este apoio vai permitir reforçar a oferta social nos três distritos, um investimento global no valor de 87 milhões de euros.

Ana Mendes Godinho afirmou que «o investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento». 

«Mobilizámos e tentámos alocar a maior verba possível para as prioridades que são críticas do ponto de vista social e que identificámos, nomeadamente durante a pandemia: requalificação de lares, investimento de novas respostas de lares e de alargamento da capacidade de resposta e de soluções inovadoras», disse.

Ana Mendes Godinho destacou os 371 projetos aprovados em todo o País, num investimento total de 393.049.774 euros, do qual o Governo apoia com 234.310.383 euros, com 22 365 lugares intervencionados.
 
Durante a sua intervenção, a Ministra salientou a importância do setor social durante a pandemia, demonstrando uma «profunda gratidão não só para os presentes como para todos os que trabalham nas vossas instituições».
 
«São pessoas extraordinárias que mostraram a importância do que é o setor social no modelo que temos em Portugal. Temos um Estado social que vive em parceria e numa mobilização conjunta de recursos entre o Estado e o setor social para chegar e responder às pessoas que mais precisam», disse.
 
O PARES tem como finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais, designadamente na criação de novos lugares em várias vertentes: nas creches, no reforço dos Serviços de Apoio Domiciliário e dos Centros de Dia, no aumento do número de lugares em Estruturas Residenciais para Idosos para situações de maior dependência e na integração de pessoas com deficiência através do incremento da rede de Respostas Residenciais e de Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão.