Notícias

Voltar

«Investimento social tem de ser uma prioridade no País»

Imagem do Destaque

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o investimento no setor social «tem de ser uma prioridade no País» e que o crescimento nacional «só funciona se for inclusivo».

Ana Mendes Godinho falava durante a Sessão de Divulgação de Projetos de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e do PARES 3.0, em Almada, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e onde esteve também a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A Ministra disse que, no total, estes dois programas mobilizam 700 milhões de euros de investimento, destacando ainda: 

«Esta é a maior verba de sempre mobilizada para investimento social, porque é setor social que nos consegue garantir esta capacidade de resposta às pessoas mais vulneráveis, às crianças, às pessoas mais velhas, às pessoas com deficiência».

476 projetos aprovados

Ana Mendes Godinho referiu que os 476 projetos, agora assinados, beneficiarão de um investimento de 338 milhões de euros públicos para responder à sociedade através do setor social.

«O tempo corre contra todos nós. Nós temos que acelerar a capacidade de resposta à sociedade. A sociedade precisa destas respostas cada vez mais eficientes, cada vez mais próximas, cada vez mais transformadoras de vidas. São respostas de verdadeiro corte dos ciclos de pobreza», frisou.

A Ministra disse ainda que os projetos que beneficiarão destas verbas preveem não só ações de requalificação, como também o alargamento de respostas e inovação o que demonstra bem que, também no setor social, «nós sabemos reinventar».